Imposto de renda; Saiba o que é e porque ele é importante

      Comentários fechados em Imposto de renda; Saiba o que é e porque ele é importante
Anúncio


Anualmente o imposto de renda é um tributo que é aplicado em todo o Brasil. Ele é gerenciado pela Receita Federal, e precisa ser pago por pessoas físicas, bem como por pessoas jurídicas.

Esse imposto representa uma das ferramentas do Governo para controlar os ganhos e gastos da população. É através dele que é possível gerenciais aposentadorias, bonificações, salários entre outros tipos de rendimentos.

No caso dos trabalhadores, o IR é descontado diretamente na folha de pagamento. E ele é calculado conforme os seus rendimentos, ou seja, quanto maiores os seus ganhos, mais alto será o seu tributo.

Anúncio


Continue lendo esse post até o final , e fique sabendo, da importância do IR para a sociedade, quem deve pagar esse imposto e como saber o seu valor real para cada contribuinte.

Confira!

Qual a importância do imposto de renda para a sociedade?

O imposto de renda é uma das principais fontes de arrecadação de recursos para os cofres públicos. Esse dinheiro arrecado é redirecionado para melhorias infraestruturais e de serviços, para o bem-estar da população.

Imposto de renda; Saiba o que é e porque ele é importante

Além disso, ele também é importante para o controle do dinheiro que circula dentro do Brasil. Através desse tributo é possível verificar se o dinheiro gasto mensalmente pelos contribuintes, corresponde aos seus ganhos.

Anúncio


Assim, evita-se uma série de fraudes e roubos, como desvios.

Quando você declara um gasto, automaticamente precisa comprovar como o dinheiro para o pagamento da despesa foi retirado. Dessa forma, evita-se a aquisição de dinheiro por meios ilegais.

Todos os recursos arrecadados pelo imposto de renda são redirecionados para todos os municípios brasileiros e para o Governo Federal. Eles são aplicados nas áreas de saúde, educação, e também para a cidadania,

Em alguns casos, o imposto de renda também pode ser utilizado para a criação ou manutenção de programas de geração de empregos.

Todos são obrigados a pagar o imposto de renda?

Não são todas as pessoas que precisam pagar esse tributo. Aqueles indivíduos que ganham menos de R$ 28.559,70 por ano (somando todos os rendimentos tributáveis), são isentos do imposto de renda.

Se encaixam como rendimentos tributáveis, entre outros: salário, pensões, aluguéis e benefícios.

Como saber quanto de IR você tem a pagar?

O imposto de renda é um tributo bastante complexo. Isso porque, vários gastos podem gerar créditos para serem descontados nesse impor.

Por conta disso, para saber exatamente quanto você precisa pagar de IR, o ideal é contratar os serviços de contador.

Somente esse profissional poderá te auxiliar com o correto preenchimento da declaração de imposto de renda, bem como o pagamento. Caso contrário, você corre o risco de pagar a mais ou menos do que deveria.

O que acontece com quem não paga o imposto de renda?

Quem não paga o imposto de renda ou não faz a declaração correta dele está sujeito a uma série de penalidades. Para começar, você terá que pagar uma multa que pode ser de até 20% do tributo devido.

Além disso, o CPF ficará com status de pendente de regularização. Consequentemente isso acaba afetando toda sua vida financeira.

Isso sem contar que você poderá sofrer ações judiciais por sonegação de impostos.

Por conta disso, fique atento ao imposto de renda e a declaração anual, para não perder o prazo de pagamento desse tributo.