Farmácia Popular – Conheça os detalhes desse Programa! 

O Programa Farmácia Popular tem como objetivo fornecer uma chance de obter medicamentos de modo gratuito a toda população brasileira.  

Sobretudo, as farmácias devem receber fundos do Governo Federal como forma de financiamento para disponibilizar os produtos gratuitamente. 

Esse programa sofreu com alguns cortes drásticos. Por isso, no novo projeto de orçamento, algumas formas de recompensar o mesmo foram necessárias.  

Farmácia Popular - Conheça os detalhes desse Programa! 
Farmácia Popular – Conheça os detalhes desse Programa! 

O senador Marcelo Castro (MCB-PI), relator da proposta de orçamento para o novo governo, afirmou que o benefício Farmácia Popular deve receber mais fundos.  

Em uma reunião com o IBSFARMA (Instituto Brasileiro de Saúde e Assistência Farmacêutica) em que o senador participava, o mesmo assegurou a integração de mais 2,1 bilhão de reais ao Programa.  

O Ministério da Saúde obteve a disponibilização de 22,7 bilhões de reais. Além disso, pode acontecer um aumento no teto de consumos e a recomposição de recursos que foram cortados no 1º projeto de orçamento. Desse modo, no governo do eleito Presidente Lula, a folga fiscal para aplicar em atividades públicos deve ser maior. 

Apenas para o benefício Farmácia Popular, o orçamento iniciativo, elaborado no governo de Jair Bolsonaro, presumiu disponibilizar 1,018 bilhões de reais.  

Entretanto, com esse custo, não seria suficiente a disponibilização dos financiamentos para garantia de medicamentos gratuitos em farmácias parceiras. Porém, com este novo projeto, o valor disponível para o benefício do Farmácia Popular, consiste em 3,1 bilhão de reais.  

Saiba como obter medicamentos no Farmácia Popular 

Muitas instituições farmacêuticas juntamente com as drogarias do setor privado garantem colaborar com o Governo para que assim o povo brasileiro consiga acesso ao Programa Farmácia Popular. 

Portanto, através dele, diversos medicamentos de diferentes finalidades, podem ser disponibilizados. Até mesmo, anticoncepcionais e fraldas genéricas. Entretanto, busque no portal GOV.BR a lista completa. 

Contudo, para obter medicamentos através desse sistema, o interessado precisa ir até uma loja farmacêutica parceira e levar consigo alguns documentos como: 

  • Receita médica dentro do prazo de validade de atendimentos particulares ou do SUS; 
  • Documento oficial que tenha foto e número do CPF ou Documento de identidade que tenha o CPF. 

Sobretudo, vale destacar que os pacientes que necessitam de faldas genéricas devem ter idade de 60 anos para cima ou ser portador de alguma deficiência. Além disso, deve apresentar atestado médico, laudo ou prescrição que comprove que necessita do uso da fralda genérica.  

Você pode gostar...