O que é um consórcio?

      Comentários fechados em O que é um consórcio?
Anúncio


Apesar de ser uma categoria de crédito com alto conhecimento no Brasil, muitas pessoas ainda se perguntam o que é um consorcio.

Para quem não sabe, essa é uma forma de aquisição de bens como imóveis, carros e motos.

Nele, um grupo de pessoas se une para criar um fundo compartilhado. Todos os meses cada consorciado deve contribuir com esse fundo para que todos possam adquirir a carta de crédito que dará acesso ao bem desejado.

Anúncio


Mensalmente, a administradora do consórcio realizará sorteios para ver qual consorciado poderá pegar a carta de crédito. Isso será feito até que todos os participantes do grupo tenham adquirido suas cartas.

Além disso, os participantes também podem dar lances todos os meses. O maior lance também terá direito a carta, e o valor pago será descontado nas parcelas.

Quais as vantagens do consórcio?

Agora que você já sabe o que é um consorcio, vamos falar um pouco dos diferenciais dessa modalidade de crédito.

Essa alternativa é popular no Brasil por conta de suas vantagens em relação a financiamentos e outras linhas de crédito.

Anúncio


Em meio os principais benefícios que o consórcio proporciona, é possível citar:

● Juros baixos

No caso do consórcio você não pagará juros altos como nos financiamentos. É necessário portanto, contribuir com o valor do fundo, mais a taxa de administração que é reajustada anualmente.

● Não é necessária análise de crédito

Outra vantagem é que ele não exige análise de crédito. Nos financiamentos as instituições financeiras fazem uma extensa avaliação do perfil do cliente antes da liberação.

● Possibilidade de uso do FGTS como Lance

Essa é uma mudança relativamente recente que visa facilitar a vida de quem deseja fazer um consórcio de imóvel. Agora é possível dar lances usando o FGTS, para quem tem pelo menos três anos de carteira.

● Segurança

Outro diferencial é que você tem a segurança de que irá receber a sua carta de crédito em caso de sorteio. Os sorteios são realizados pela Loteria Federal.

Quando vale à pena?

Além da dúvida sobre o que é um consorcio, muitas pessoas se questionam se essa modalidade realmente vale a pena. Assim como outras linhas de crédito é necessário avaliar algumas questões para obter essa resposta:

● Urgência da aquisição

Se você não tem urgência para adquirir o seu bem, o consórcio pode ser uma boa alternativa. Isso porque com ele você não pagará juros abusivos.

● Versatilidade para usar a carta de crédito

Outro diferencial é que você pode usar a carta de crédito de diferentes maneiras, dentro das regras da empresa de consórcio. Por exemplo, no caso da carta de imóvel, é possível usá-la para adquirir um imóvel pronto, quitar um financiamento, reformar sua casa ou até mesmo comprar um terreno.

● Taxa administrativa

Para que o consórcio realmente seja vantajoso, também é necessário ficar de olho na taxa administrativa. Se ela for muito alta ele acaba não sendo a melhor opção.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é um consorcio, não deixe de avaliar as suas necessidades. Essa pode ser uma boa opção para adquirir o seu bem.