Carregando...

Carteira de Trabalho Digital – Saiba como baixar de forma simples!

No nosso país, de fato, todos os trabalhadores brasileiros que operam em conformidade do regime CLT (Consolidação das Leis de Trabalho), devem possuir uma carteira de trabalho. Onde a mesma, é utilizada certamente para registro da empresa e ela deve ser apresentada a cada novo emprego. Contudo, há pouco tempo, uma nova opção foi disponibilizada. Sendo ela a carteira de Trabalho Digital.

A CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) é uma documentação que de fato se usa para registro de todos os serviços exercidos pelo titular.

Além de ser um documento que certamente assegura os direitos do colaborador que são emitidos por lei.

Porém, o que diferencia agora é a forma digital do documento, e não apenas física, como antes.

Já existindo desde 2017 a Carteira de Trabalho Digital veio à substituir a CPTS física, apenas no ano de 2019.

Certamente essa nova versão foi desenvolvida para dar mais praticidade ao trabalhador quanto ao empregador. Portanto, para realizar a contração não precisa de anotações. Basta que o contratante solicite o CPF do titular no momento.

Como funciona e para que serve a Carteira de Trabalho Digital?

Através dessa recém-adquirida Carteira de Trabalho, todos os dados referentes ao contrato de emprego, sendo eles atuais ou antigos, são introduzidos de modo eletrônico. Da mesma maneira em que as informações de férias e salários são postas.

Além de poder acompanhar todos os dados pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou pela internet.

Carteira de trabalho

Mesmo que muitos não tenham o documento na versão física, todo brasileiro que tiver CPF já tem uma CTPS digital. Deste modo, não precisam mais solicitar a emissão do documento. Basta somente cadastrar-se no sistema do Governo para obter acesso.

Veja como realizar o download da versão digital

Bom, entre na loja de aplicativos do seu celular e instale o app Carteira de Trabalho. Após isso, você deve fazer o login no Portal do Governo. Para isso informe o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e digite a senha. Após isso, a Carteira de Trabalho Digital será carregada.

Além disso, podemos destacar que você pode baixar o documento ali mesmo, no próprio app. Deste modo, você pode acessar ele mesmo sem conexão internet.

O cadastro

O aplicativo da CTPS digital já está em vigor desde 2017. Porém apenas em 2019 ele se tornou oficial. Dessa forma, podendo substituir a Carteira Física pela Carteira de Trabalho digital.

No app, o Governo conseguiu colocar inúmeras bases de dados, todas em conjunto. Além disso, os dados são enviados pelo próprio empregador por meio do sistema Social.

O aplicativo está disponível tanto para Android quanto para iOS. Uma outra opção seria à internet, podendo acessar a Carteira de Trabalho Digital diretamente por ela. Entretanto, lembre-se que você precisa fazer o cadastro pelo Portal do Governo, antes de qualquer coisa.

Portanto, para você realizar o cadastro, entre no site oficial do governo e clique em “Crie sua conta”. Logo, você deve informar tudo o que ali for solicitado. Depois disso, selecione algumas das maneiras para ativação, sendo elas o e-mail e SMS. Então, basta verificar se o e-mail ou SMS chegou para você.

Observe as orientações para elaborar sua senha e ativar a conta.

Em todo caso, muitos ainda não conseguem constituir sua senha pela internet, mas isso não é problema. A pessoa pode comparecer até um caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil, para tentar fazer isto. Se mesmo assim não conseguir, o mesmo deve procurar uma
unidade do Ministério da Economia para pedir orientações.

Baixe o App Carteira de Trabalho Digital

Após gerar a sua conta, seu passo agora deve constituir em baixar o app oficial da CTPS, no seu aparelho celular. Logo, use o número do seu CPF e senha cadastrada para realizar o login. Por fim confirme alguns dados pessoais solicitados para fins de confirmação de que é você mesmo que está entrando na conta.

Com todos os passos realizados, você já tem a possibilidade de acessar suas informações básicas sobre suas ligações empregatícias. Entretanto, antes de ter acesso definitivamente, alguns dados necessitam de confirmação. Para isso, você deve responder algumas perguntas. Como por exemplo:

  • Ano do último contrato;
  • Nome do último empregador;
  • Confirmar o recebimento ou não do benefício do INSS nos últimos cinco anos;
  • Etc.

Além disso, tenha certeza de que os dados informados estão corretos, para evitar o bloqueio daconta. Nesta opção de Carteira de Trabalho Digital, a identificação agora deve ser efetuada com os 11 dígitos do CPF do trabalhador. Isso porque, o número e série do documento forma extintos.

Desta forma, agora no “Número da Carteira de Trabalho” os sete primeiros dígitos do CPF devem certamente ser inseridos e lugar da “série”. Os quais deve constituir os 4 últimos dígitos do mesmo CPF.

Tenho vantagens com o aplicativo?

Bom, aquele que utiliza do app tem acesso a inúmeras vantagens, como a praticidade ao solicitar a CTPS. Além disso, tem fácil acesso aos dados civis e de contratos de empregos, entre outros. Mas isso, graças as integrações de inúmeros bancos de dados do Governo Federal no app.

O intuito é de fato trazer mais facilidade aos profissionais, possibilitando o fácil acesso aodocumento quando necessitarem. Além do mais, a consulta das experiências profissionais do colaborador certamente se tornam mais simples.

Mas, contudo, as principais vantagens são:

  • Integração das bases de dados do Ministério da Economia;
  • Vagas disponíveis mais usufruídas e o tempo mínimo de atendimento será menor;
  • Maior acessibilidade à dados trabalhistas.

Além do mais, esse maior acesso aos dados trabalhistas, se encontra em um único lugar e assim, o
titular fica atento a tudo.

Ela serve para assinar a carteira?

De certa forma, com certeza. Ela funciona dessa maneira e por isso, está substituindo a Carteira de Trabalho física.

Como tiro as minhas dúvidas?

Acesse o site do Governo Federal, assim você pode tirar as suas dúvidas com às informações que consistem por lá. Fique por dentro.

Dessa forma, se torna mais fácil a vida dos trabalhadores profissionais brasileiros pois, utilizam o melhor da tecnologia. Portanto, boa sorte!