Entrevista de emprego; Saiba quais qualidades e defeitos você deve mencionar!

Anúncio


Se você vai fazer uma entrevista de emprego e deseja obter bons resultados nesse processo seletivo, é bom estar preparado para responder algumas perguntas a seu respeito. E uma delas é sobre os seus defeitos e qualidades.

Muitos candidatos têm dificuldades de responder esse tipo de questionamento. Geralmente isso acontece por conta de falta de autoconhecimento sobre o seu próprio perfil profissional.

Anúncio


Por conta disso, é importante que você faça esse exercício antes da entrevista de emprego. Tenha em mente que é necessário citar não apenas características que realmente sejam suas, mas que mostrem ao entrevistador o seu potencial.

Para lhe ajudar nesse sentido, separamos nesse post algumas das principais qualidades bem como defeitos que deve mencionar durante a entrevista de emprego para não fazer feio nesse processo e acabar aumentando suas chances de conquistar a tão sonhada vaga de emprego.

Confira!

Anúncio


Qualidades para mencionar na entrevista de emprego

Existem várias qualidades que você pode citar na entrevista de emprego, que podem mostrar que o seu perfil é o que melhor se adequa a vaga. Confira abaixo algumas delas:

  • Facilidade para trabalhar em equipe

Todas as empresas valorizam profissionais, que sabem trabalhar em equipe. Isso porque, elas precisam de colaboradores que consigam interagir entre si, em prol do empreendimento.

  • Proatividade

Proatividade é a capacidade de você tomar decisões para resolver problemas. Essa também é uma qualidade muito valorizada por empresas, principalmente em cargos de liderança.

  • Capacidade técnica

Essa também é uma qualidade bastante valoriza pelas empresas. Isso mostra que você tem o conhecimento necessário para exercer a função.

Defeitos a mencionar na entrevista de emprego

Assim como você precisa listar algumas qualidades, também é necessário falar dos defeitos. E é aqui que a maioria acaba cometendo erros.

Na entrevista de emprego, você precisa ser sincero, mas, ao mesmo tempo, não pode dizer algo que te desvalorize como profissional. Confira abaixo alguns dos defeitos que podem ser citados:

  • Timidez

A timidez pode ser um defeito citado. Mas, é necessário sempre ressaltar que você está trabalhando para melhorar esse aspecto.

  • Medo de falar em público

Esse é um dos defeitos que muita gente tem, em diferentes graus. E pode ser uma alternativa para mencionar na entrevista de emprego.

  • Perfeccionista

O perfeccionismo pode ser um defeito a ser citado na entrevista de emprego. Ele mostra muito da sua capacidade profissional, bem como pode dar até uma valorizada no seu potencial.

Dicas finais ir bem na entrevista

Além das qualidades e defeitos acima, nós separamos também algumas dicas finais para você se dar bem na entrevista de emprego:

  1. Treine com antecedência para chegar totalmente preparado;
  2. Seja sempre honesto. Nunca diga qualquer mentira na entrevista de emprego. Se o entrevistador descobrir a mentira, a sua imagem como profissional ficará muito ruim;
  3. Sempre leve currículos extras para o processo seletivo. É muito comum que o entrevistador solicite o CV, apenas para testar se você é um profissional preparado;
  4. Na hora de falar dos seus defeitos, o ideal é sempre dar uma justificava depois. Assim, o entrevistador saberá que você está trabalhando no sentido de melhorar;
  5. Ao finalizar o processo, agradeça pela atenção do entrevistador.

Conclusão

Essas são algumas dicas para que você consiga ter um bom desempenho na entrevista de emprego. Coloque elas em prática e boa sorte nas suas próximas oportunidades!

Você pode gostar...