Carregando...

Está com o nome negativado? Saiba agora, como resolver esse problema.

Ninguém aprecia ficar com o nome negativado, não é mesmo?! Afinal de contas, isso acaba impedindo que você faça uma série de coisas e atrapalha diretamente a sua vida financeira.

Mas, boa parte dos brasileiros se encontra nessa situação. Seja por conta de gastos excessivos, ou porque algum imprevisto atrapalhou as finanças.

Saiba, que contudo, é possível “limpar” o nome negativado. E para ajudar você nesse sentido, separamos nesse post algumas dicas sobre como regularizar a sua vida financeira e, assim, evitar de ficar com o nome sujo na praça.

Confira!!!

Dicas para regularizar as finanças e não ficar com o nome negativado

Está com o nome negativado? Saiba agora, como resolver esse problema.

Veja como estão suas dívidas atualmente

Muitas pessoas que estão com o nome negativado não fazem ideia de quanto devem. Isso é um grande problema, principalmente tendo em vista que quanto maior a conta ficar, mais difícil será quitá-la.

Logo, a primeira coisa que você precisa fazer é verificar como estão suas dívidas atualmente, para saber exatamente quanto é necessário para quitá-las.

Avalie quais são as contas a pagar mais urgentes

Em segundo lugar, você deve avaliar quais são as mais urgentes. Geralmente os especialistas em educação financeira indicam que você inicie pelos débitos com maior taxas de juros, ou de maior valor.

Isso porque são elas que se transformam em uma bola de neve mais rapidamente.

Saiba quanto você pode destinar da sua renda para regularizar as dívidas

Se você está com o nome negativado, e quer regularizar suas dívidas, também é importante saber quanto você dispõe para isso.

Assim, você saberá exatamente quanto terá que destinar todos os meses para ajeitar a sua vida financeira.

Tente renegociar suas dívidas

Com todas essas informações em mãos, é hora de tentar renegociar suas dívidas. Muitas empresas disponibilizam canais de atendimento exclusivos para isso.

Além disso, você também pode ir até o Procon (com seus documentos pessoais) para tentar uma renegociação através desses órgãos. Mas importante, você precisa arcar com um acordo que realmente possa cumprir.

Por conta disso o passo anterior é tão importante. Você precisa saber quanto pode destinar da sua renda, antes de assumir um acordo.

Prefira pagamentos a vista

Por mais sacrificante que possa parecer, prefira fazer pagamentos a vista do que parcelar a sua dívida. Isso porque, as empresas dão descontos maiores para pessoas que pagam a vista.

Em muitos casos é possível reduzir o valor total da dívida em até 90%. Mas, se você não conseguir pagar a vista, opte por um parcelamento pequeno, para não pagar tantos juros.

Passe a controlar toda a sua vida financeira

Depois de passar por todos os passos anteriores, passe a controlar a sua vida financeira. O ideal é que você tenha uma planilha de gastos e rendimentos, para saber exatamente quanto tem gastado e ganhado.

É através de um controle rígido que você evita acabar caindo em armadilhas. Então sempre anote tudo, desde um bolinho que você compre na padaria, até a parcela da renegociação.

Dessa forma, além de obter sucesso em “limpar” o nome negativado, você conseguirá também, gerenciar suas finanças pessoais com mais praticidade, e, assim, ter mais tranquilidade.