Tudo que você precisa saber sobre Recrutamento. Confira! 

Anúncio


Existem vários tipos de recrutamentos que são utilizados nas empresas hoje em dia. Porém cada um apresenta os seus pontos positivos e pontos negativos. Por isso separamos para você algumas características que poderão te ajudar caso tenha que enfrentar algum deles. Afinal o que é um recrutamento, trata-se de um processo realizado nas empresas para seleção de pessoas para um determinado cargo. 

Características do recrutamento interno 

Primeiramente, a empresa procura dentro da própria unidade funcionários disposto e que tenham capacidade para mudar de cargo. De modo que, é feito um recrutamento dentro da própria empresa. Trata-se de uma maneira de valorizar os que já fazem parte da equipe. 

Anúncio


Essas vagas costumam ser divulgadas pelo modo de comunicação de cada empresa. Alguns utilizam o jornal da empresa, newsletter, ou até mesmo por e-mail.  

O ponto positivo é que esse processo contribui muito para a motivação dos funcionários que se empenham para serem notados e lembrados quando surgem essas oportunidades. Entretanto, também colabora com as desavenças entre funcionários que acabam discutindo na disputa pelo cargo. Outrossim, nessa opção acaba limitando a empresa a um certo número de candidatos.  

Características do recrutamento externo 

Essa modalidade busca por candidatos de fora, que estão a procura de um emprego. Portanto, a empresa seleciona os que tem um perfil adequado para vaga. 

Anúncio


A sua divulgação é realizada através das redes sociais da empresa, site ou até mesmo agencia de empregos. Porém poderá contar também com agentes recrutadores externos. 

Certamente que a maior vantagem dessa modalidade é que poderá contribuir a combater o desemprego, e achar pessoas talentosas que estão paradas. Porém o processo pode demorar um pouco mais que o processo mencionado anteriormente. 

O que é recrutamento misto? 

Trata-se de uma junção das duas modalidades acima, é quando a vaga é disponibilizada tanto para funcionários que já trabalham na empresa, como para pessoas que estão a procura de uma nova oportunidade. 

A avaliação é feita de igual, portanto, não á favorecimentos, a única diferença é que serão entrevistados primeiro os que já fazem parte do quadro de funcionários da empresa. Caso tenha mais de uma vaga disponível, poderá ser divindade entre os grupos. 

Tem como ponto positivo a facilidade do processo e a uma ampla opção para o recrutador. Porém poderá ser caro para empresa. 

Como é feito o recrutamento online 

Essa modalidade é feita através do site da empresa, ou até mesmo por sites anunciantes, onde o candidato se dispõe espontaneamente para a vaga.  

Existem empresas que optam pelo processo totalmente online, onde a entrevista poderá ser realizada de modo virtual, utilizando ferramentas como o Skype por exemplo. 

Certamente tem em sua lista de vantagem a redução de custos para o processo seletivo e também mais agilidade no processo em geral. Entretanto, a empresa poderá se depara com um número muito grande de candidatos.  

Você pode gostar...